terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dilma homenageia Jorge Amado no Dia Nacional da Cultura




A presidente Dilma Rousseff conduziu nesta segunda-feira a celebração do Dia Nacional da Cultura e prestou homenagem a Jorge Amado, que completaria 100 anos em 2012.

"Alguns dos agraciados não estão mais no nosso convívio, mas deixaram o legado que nos marca para sempre" e permite conhecer melhor o Brasil, um país com uma cultura cuja principal característica é a "diversidade", declarou Dilma durante a cerimônia no Palácio do Planalto. 

Segundo a chefe de Estado, "a cultura tem a característica de ser atemporal ao mesmo tempo em que reflete o tempo histórico mais do que qualquer outra manifestação da atividade humana", uma característica que considerou "presente" na obra literária de Amado.


Amado, autor de obras como "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Gabriela Cravo e Canela" e "Tieta do Agreste", morreu em 2001. A presidente destacou que "é um dos autores brasileiros mais lidos, traduzidos e reverenciados" e elogiou o "talento" com que abordou o sincretismo religioso e cultural do Brasil, mostrado "com delicadeza através de personagens inesquecíveis".

*Notícia modificada
Fonte: Site Bol Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário