quinta-feira, 24 de julho de 2014

Curso Jorge Amado 2014 – IV Colóquio de Literatura Brasileira: Literatura e política


A Academia de Letras da Bahia (ALB) e a Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) promovem o Curso Jorge Amado 2014 – IV Colóquio de Literatura Brasileira, com o tema Literatura e Política, nos dias 26 a 29 de agosto. Este ano o evento comemora os 60 anos de publicação do romance Os Subterrâneos da Liberdade. AS INSCRIÇÕES COMEÇAM NA PRÓXIMA SEMANA!


 A abertura oficial acontece no dia 26 (terça-feira), às 17h na ALB, com o presidente da Academia, Aramis Ribeiro Costa, presidente da ALB, seguido da conferência com Eduardo Assis Duarte, Doutor em Letras pela USP e professor de Literatura da Faculdade de Letras da UFMG. A escritora Myriam Fraga assume a coordenação da mesa. Ainda neste dia, será lançado o livro “Cacau, a volta ao mundo em 80 anos”, que reúne os depoimentos da edição do Colóquio do ano passado.

Na quarta-feira (27), as sessões de comunicação começam às 14h30. Às 17h, acontece uma mesa redonda com os professores Márcia Rios, Paulo Silva e Sayonara Amaral, da UNEB, com o tema “Os Subterrâneos da Liberdade: lembrar para não esquecer”. A mesa será coordenada por Evelina Hoisel, da UFBA.


Na quinta-feira (28), também terá sessões de comunicações a partir das 14h30. Já às 17h acontece uma mesa redonda com a coordenação de Aleilton Fonseca, da ALB, e participação de Marcos Silva, da USP, e Gustavo Ribeiro e Ana Rosa Ramos, ambos da UFBA. O encerramento acontece na sexta-feira (29), na Fundação Casa de Jorge Amado, a partir das 17h.



“Os Subterrâneos da Liberdade recuperam, como se disse, um período fechado, difícil.Tempo de enfrentamentos, de mata-mata, conjuntura desesperada de lutas sem quartel, ideal para figurar militantes puros e duros, requeridos em situações catastróficas. Recuperando essa conjuntura, Jorge Amado estava falando, de fato, de outra: da primeira metade dos anos 1950, então sendo vivenciada. Tratava-se de recuperar e retornar valores e referências de um tempo duro para nutrir a seiva revolucionária de novos tempos, igualmente duros.” (Posfácio de Daniel Aarão Reis para a publicação de Os Subterrâneos da Liberdade pela Companhia das Letras)


Acesse o site e o facebook da Fundação para conferir novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário