Biblioteca Nacional de Portugal |
Hoje terá início uma exposição de Jorge Amado na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. O nome da exposição é Jorge Amado em Portugal e ficará até o dia 7 de setembro.
De acordo com Luís Augusto Costa Dias, responsável pela exposição, ela apresenta “os modos de recepção da sua obra no nosso país, desde o primeiro impacto intelectual, de contornos polêmicos, nos anos trinta do século XX, à projeção midiática que correspondeu à divulgação através de famosas séries televisivas e a passagem pelo cinema, após os anos setenta”.
Haverá duas seções. A primeira apresenta “aspectos da mediação brasileira nos paradigmas literários do Neo-realismo português, acarretando com isso acesa polêmica entre os representantes deste movimento e os escritores alinhados na Presença”, revista literária muito influente em Portugal.
A segunda seção foca "o período em que a circulação das obras de Jorge Amado, por via brasileira ou francesa, começou a ser interditada em Portugal, sobretudo a partir de “Seara Vermelha” (1946) e até “Subterrâneos da Liberdade” (1954)."
Para saber mais sobre "Jorge Amado em Portugal", acesse o site oficial da Biblioteca Nacional de Portugal, no link direto para a página da exposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário