quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mauá remonta peça de sucesso

No domingo, a peça 'Capitães de Areia', adaptação do livro de Jorge Amado e de autoria de Caio Evangelista, volta ao palco do Teatro Municipal de Mauá com a expectativa de repetir o sucesso que teve em 2003 na cidade, quando atingiu recorde de público com mais de 800 pessoas por dia, nas sessões gratuitas, que eram realizadas até três vezes na mesma data.

O diretor Cícero Ferreira e o produtor Cassiano Filho tentam manter no palco a fidelidade da obra criada por Jorge Amado em livro datado de 1937, no qual relatava a questão do menor abandonado nos cais da Bahia.


"A realidade brasileira mudou. Ao longo desses anos foram realizados vários projetos sociais, ocorreram transformações econômicas no País, o acesso à cultura e os princípios educacionais modificaram a vida desses meninos. Com isso, não se pode deixar de dar toques da atualidade na peça", explica Evangelista, que compartilhou o prestígio de ganhar com esse trabalho mais 11 prêmios no período. Entre eles, o de melhor cenário, figurino, iluminação, texto, ator, ator coadjuvante, direção e iluminação. Além do de melhor texto original.

Elementos da cultura popular brasileira como as canções, ritmos e folclore são a base para que o elenco, jovem e ainda inexperiente, da Companhia Cassiano Filho Produções Artísticas, nascida em 1997, adentre com profundidade na interpretação psicológica dos personagens do livro.

A linguagem da expressão corporal será muito usada na encenação para transmitir imagens e personalidades diversas de um só ‘capitão'. Assim como fez Jorge Amado.

RETORNO
Assim como os tempos mudaram e a realidade que foi para o palco há seis anos já não é mais a mesma, Evangelista diz ter ficado com certo receio da retomada das apresentações. Uma das justificativa para isso é que na época o espetáculo contou com patrocínio e convênio com a Secretaria de Cultura de Mauá, o que deu mais suporte para a divulgação da montagem.

"O incentivo à Cultura no Brasil está muito fragilizado e, infelizmente, já não temos apoiadores como antigamente. Mas a referência que temos do espetáculo na região é a melhor e é no talento da equipe que apostamos para oferecer o melhor ao público", conclui o dramaturgo.

Capitães de Areia - Teatro. Domingo, às 19h. No Teatro Municipal de Mauá - Rua Gabriel Marques, 353. Tel.: 4555-0086. Ingr.: R$ 20 (antecipado) e R$ 30.

Fonte: Diário do Grande ABC

Um comentário:

  1. VAle a pena conferir..
    pessoal meu nome é Rodrigo Syerrah..Faço parte do elenco.
    Interpreto Pedro Bala,chefe dos capitães da areia nessa fantastica obra de Jorge Amado.

    Mais sobre o espetaculos e datas no http://syerrah.blogspot.com/

    ResponderExcluir