quinta-feira, 28 de junho de 2012

Exposição sobre Jorge Amado em Portugal


Biblioteca Nacional de Portugal


Hoje terá início uma exposição de Jorge Amado na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. O nome da exposição é Jorge Amado em Portugal e ficará até o dia 7 de setembro.

De acordo com Luís Augusto Costa Dias, responsável pela exposição, ela apresenta “os modos de recepção da sua obra no nosso país, desde o primeiro impacto intelectual, de contornos polêmicos, nos anos trinta do século XX, à projeção midiática que correspondeu à divulgação através de famosas séries televisivas e a passagem pelo cinema, após os anos setenta”.

Haverá duas seções. A primeira apresenta  “aspectos da mediação brasileira nos paradigmas literários do Neo-realismo português, acarretando com isso acesa polêmica entre os representantes deste movimento e os escritores alinhados na Presença”, revista literária muito influente em Portugal.

A segunda seção foca "o período em que a circulação das obras de Jorge Amado, por via brasileira ou francesa, começou a ser interditada em Portugal, sobretudo a partir de “Seara Vermelha” (1946) e até “Subterrâneos da Liberdade” (1954)."

Para saber mais sobre "Jorge Amado em Portugal", acesse o site oficial da Biblioteca Nacional  de Portugal,  no link direto para a página da exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário