Professor brasileiro Nelson Cerqueira |
Luanda - A literatura de cordel (literatura tradicional) como provedor de notícias foi realçado hoje (quinta-feira), em Luanda, pelo professor brasileiro Nelson Cerqueira, escritor deste género literário, tão importante quanto a actividade jornalística.
Para o escritor Nelson Cerqueira, "a literatura de cordel tem um papel tão importante quanto o do jornalista, porque ele passa a ser um provedor de notícias, informando nas feiras os assuntos não lidos por muitas pessoas nos jornais ou na imprensa no geral".
Este esclarecimento foi feito por Nelson Cerqueira à imprensa, após apresentar o tema: “Etnopoesia: Teresa Baptista de Jorge Amado e a Literatura de Cordel", no âmbito do Café Literário, evento promovido pela Casa de Cultura Brasil-Angola, que contou com a parceria da Biblioteca Nacional de Angola.
De acordo a fonte, com o escritor de cordel pega em cenas do quotidiano e leva-os ao conhecimento do público, numa narrativa em que o conflito entre o bem e o mal está patente.
O referido escritor, indicou ainda o professor, "narra temas candentes como o metro que está a ser construído há 10 anos no Brasil e que não acaba, focalizando os porquês da demora".
"Esta é uma forma de comunicação com a sociedade, pois há aqui um grande diálogo entre o povo e a literatura, porque o povo vai para feira, muitas vezes, para ouvir a história que o cordelista vai contar e cantar naquele dia”, asseverou.
O romancista brasileiro Jorge Amado foi tido pelo professor Nelson Cerqueira como um dos escritores que muito se preocupou em incorporar temas da literatura do cordel nas suas obras, daí o seu sucesso.
Nelson Cerqueira é autor, co-autor, organizador de vários livros em literatura, estética, filosofia, com dezenas de artigos em revistas brasileiras e internacionais.
Fonte: Angola Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário