|
| Um dos grandes nomes da literatura nacional contemporânea, Jorge Amado criou personagens icônicos. Em "Dona Flor e Seus Dois Maridos", um dos grandes sucessos do cinema brasileiro e adaptado para diversos meios, o escritor baiano deu vida ao famoso triângulo amoroso.
Flor casou-se com Vadinho, boêmio que a deixava em casa para se divertir com os amigos na noite, e acabou viúva. O mulherengo morreu fantasiado no carnaval e teve um concorrido velório. Depois, ela se casa com Teodoro, farmacêutico responsável e com um futuro seguro.
Após um ano de seu novo casamento, o primeiro marido aparece como fantasma, passando a viver com os dois. Flor era uma cozinheira de mão cheia, chegando a ter uma escola de culinária, na qual ensinava pratos típicos da culinária baiana.
Com tão boa cozinheira na literatura, ela não poderia ficar de fora da seleção de "Fama à Mesa". Fabiano Dalla Bom reúne diversos pratos inspirados ou criados por personalidades históricas, celebridades da música ou personagens literários.
Veja como preparar moqueca de siri mole:
Ingredientes
- 12 siris moles graúdos
- 2 cebolas grandes picadas
- 4 tomates grandes maduros e firmes picados
- 1 molho grande de coentro picado
- suco de 1 limão grande
- 2 pimentas-malagueta maduras
- 2/3 de xícara de chá de azeite de dendê
- 1 vidro pequeno de leite de coco
- sal a gosto
Modo de preparo
Ferver os siris até que fiquem bem vermelhos. Depois, esfregá-los sob água corrente com uma escovinha dura. Untar uma panela de barro com 1 colher de sopa de azeite de dendê. Arrumar as cebolas e os tomates, o coentro e as pimentas bem amassadas no suco de limão. Regar com o restante do azeite de dendê. Colocar os siris na panela e regar com o leite de coco temperado com 1 colher de chá cheia de sal. Dar fervura em fogo forte. Abaixar o fogo e cozinhar por 30 minutos. Servir com arroz branco.
Fama à Mesa
Autor: Fabiano Dalla Bona
Editora: Tinta Negra
Páginas: 184 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário