quarta-feira, 27 de abril de 2011

Espetáculo teatral baseado em obras de Jorge Amado


Atores de Capitães da Areia no palco móvel

Hoje, na Vila Olímpica, em Nova Iguaçu, será apresentada a peça do projeto da Fundação CSN “Um caminhão para Jorge Amado em três momentos”. Serão apresentadas as peças “Gato Malhado” e “Capitães da Areia”, obras clássicas do escritor baiano Jorge Amado. Os espetáculos teatrais acontecerão às 15h e às 18h, respectivamente.

Também em Queimados as comemorações antecipadas do Dia do Trabalhador, que se iniciarão amanhã, às 19h, terão abertura das festividades por conta do espetáculo teatral.

Na semana do dia do trabalhador o caminhão estaciona no Sul do Estado do Rio de Janeiro nos dias 2, 3, 4 e 6 de maio. As apresentações acontecerão em Barra Mansa, Resende, Vassouras e Piraí. A entrada é de graça e a classificação livre. 

As peças são apresentadas em um caminhão que se transforma em palco adaptado com equipamentos modernos de som e luz e 16 atores encenando Capitães de Areia e Gato Malhado e Andorinha Sinhá, levando ao conhecimento do público grandes nomes da literatura nacional utilizando artes cênicas como transformação social.

A meta da Fundação CSN é que o projeto possa ser apresentado para um público de cinco mil pessoas. Além disso, querem estimular a leitura e difundir a obra do autor mundialmente conhecido.

Sinopse

Capitães da Areia conta a história dos meninos de rua na Bahia da década de 30. Na época de seu lançamento, o texto  foi considerado subversivo e censurado. Os livros chegaram a ser queimados em praça pública.

Gato Malhado e Andorinha Sinhá é um clássico infanto-juvenil. A obra, um presente de Jorge Amado para seu filho, conta a história de um amor impossível de um gato solitário, bravo e mal-humorado por uma jovem, gentil e bela andorinha.


Programação do Rio de Janeiro

Barra MansaSegunda-feira, 2:
15h - Gato Malhado e Andorinha Sinhá
18h - Capitães da Areia
Local: Praça Dom Sebastião Leme, no Bairro Saudade.

ResendeTerça-feira, 3:
15h - Gato Malhado e Andorinha Sinhá
18h - Capitães da Areia
Local: Praça Oliveira Botelho, no Centro

Vassouras
Quarta-feira, 4:
14h30 - Gato Malhado e Andorinha Sinhá
19h - Capitães da Areia
Local: Espaço Cultural Wilson Guedes , na Avenida Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, no Centro.

Piraí
Sexta-feira, 6:
15h - Gato Malhado e Andorinha Sinhá
18h - Capitães da Areia
Local: Praça da Preguiça, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário