terça-feira, 26 de abril de 2011

Mãe Stella na Fundação Casa de Jorge Amado

Foto: Alessandra Benini / BN


A ialorixá e escritora Mãe Stella de Oxóssi, líder do Ilê Axé Opô Afonjá, é a convidada da próxima edição do projeto ‘Com a Palavra o Escritor’, realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado. 

Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, Iya Odé Kayode, é respeitada por suas idéias no país e no exterior, sendo uma referência em termos de diálogo inter-cultural e inter-religioso. Com cinco obras publicadas – “Daí Nasceu o Encanto” (em co-autoria), “Meu Tempo é Agora”, “Oxóssi – O Caçador de Alegrias”, “Òwe – Provérbios” e “Epé Laiyé – Terra Viva”, Stella foi a primeira ialorixá a escrever livros e artigos sobre sua religião. Mãe Stella viajou várias vezes para a África, visando aprofundar os conhecimentos sobre a cultura iorubá (que é, basicamente, oral), e conseguiu transformá-la em uma herança escrita. Isto possibilitou uma maior divulgação dos cultos africanos e da religião dos orixás, em todo o país. Tem proferido palestras e participado de seminários em diferentes partes do Brasil e do mundo. Atualmente, tem uma coluna fixa no jornal A Tarde (Bahia).
Em 2001, ganhou o Prêmio Estadão, na condição de fomentadora de cultura; em 2005, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (UNEB). É detentora das comendas Maria Quitéria (Prefeitura do Salvador), da Ordem do Cavaleiro (Governo da Bahia) e comenda do Mérito Cultural (Presidência da República). Na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), contra o racismo e a intolerância, ocorrida em Durban, em agosto de 2001, ela foi uma das mais fortes lideranças brasileiras.

O evento acontece nesta quarta-feira (27), às 17 horas. Antes de comentar sua trajetória como escritora e responder perguntas, Mãe Stella será apresentada por Yeda Castro, etnolinguista e Doutora em Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire.

Em sua primeira edição de 2011, o projeto ‘Com a Palavra o Escritor’, completa 17 anos este ano, sempre aproximando o público e os autores em encontros intimistas e instrutivos.

SERVIÇO

O QUÊ
: Mãe Stella de Oxóssi em Com a Palavra o Escritor
QUANDO
: 27 de abril, quarta-feira, às 17 horas
ONDE
: Café Teatro Zélia Gattai, Fundação Casa de Jorge Amado, Pelourinho
QUANTO
: Grátis

Fonte: Jornal da Bahia e Fundação Casa de Jorge Amado

Nenhum comentário:

Postar um comentário