terça-feira, 24 de julho de 2012

Duas notícias sobre a adaptação de Os Velhos Marinheiros



AS FANTÁSTICAS AVENTURAS DE UM CAPITÃO – nova adaptação de Jorge Amado


Baseado no livro Os Velhos Marinheiros (1961), As Fantásticas Aventuras De Um Capitãoconta, de uma forma leve e direta, a história da chegada do comandante Vasco Moscoso de Aragão à vila de Periperi, uma cidadezinha situada nas proximidades de um grande município portuário. O forasteiro procura um lugar para viver tranquilamente, já que viveu muitas aventuras pelos mares do mundo durante toda sua vida.
Aragão rapidamente conquista todos no local. Conquista a admiração dos homens, que fazem roda para ouvir suas incríveis histórias, e conquista as mulheres, com seus ares românticos da Europa. Logo não faltam também os antagonistas, especialmente o fiscal Chico Pacheco que, até então, era o cidadão mais admirado do local. Pacheco desconfia de Aragão e começa a investigar a vida do forasteiro desafiando-o a provar as habilidades que tanto propaga.
O filme fala sobre a construção dos mitos em oposição à verdade. Trabalha o tempo de forma não linear, avançando e recuando, e apresenta os personagens ora de uma maneira ora de outra, assim o ponto de vista é habilmente manipulado. O roteiro também trabalha a fantasia, mas sem tirar os pés do chão quanto à humanidade dos personagens.
O elenco é encabeçado pelo premiado ator português Joaquim de Almeida, que dá vida à Vasco Moscoso de Aragão. Almeida já trabalhou em mais de 100 títulos entre curtas, longas e séries de TV. Além dos filmes Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio e O Xangô de Baker Street, fez participações especiais em séries renomadas como CSI: Miami, 24 Horas e The Mentalist. O próximo grande nome do elenco é José Wilker – que também tem mais de 100 títulos no currículo – e interpreta o fiscal Chico Pacheco. Claudia Raia, Marcio Garcia, Mauricio Gonçalves, Milton Gonçalves, Patricia Pillar, Sandro Rocha e Tainá Muller também estão no projeto.
Comandando o departamento visual está Juan Tomicic, que trabalhou os efeitos visuais do filmeCarmem (2003), nomeado a 7 prêmios Goya e vencedor de Melhor Figurino. Diego Saura, filho do consagrado diretor Carlos Saura também estará trabalhando no visual.
Marcos Jorge – diretor de Estômago, premiado no festival do Rio e pela Academia Brasileira de Cinema – também roteiriza o filme que e é produzido pela Total Filmes (Se Eu Fosse Você 1 e 2) e tem coprodução da Warner Bros. As filmagens acontecerão entre março e maio de 2012, com 90% da produção realizada no Rio de Janeiro.
Fonte: Blog Diário do Nordeste

Minas ganha litoral e vira Bahia de Jorge Amado

Assim que os personagens do filme "As Fantásticas Aventuras de um Capitão" sobem as pedregosas ladeiras de Tiradentes, eles dão de cara com uma região litorânea e selvagem. As montanhas que cercam a cidade histórica mineira foram substituídas por um mar limpo e esverdeado.
O responsável por essa façanha geográfica é o diretor paranaense Marcos Jorge, que escolheu Tiradentes e São João del-Rei como cenários do longa-metragem que adapta um dos livros menos conhecidos de Jorge Amado (1912-2001), "Os Velhos Marinheiros ou o Capitão-de-longo-curso", publicado em 1961.
"Fiz essa ousadia em colocar as duas cidades à beira-mar", confessa Jorge à reportagem do Hoje em Dia. "Juntas, se transformarão em Periperi, um balneário da Bahia onde um contador de histórias tenta provar que o que está falando não é mentira".
As águas do mar chegarão à região do Campo das Vertentes por um recurso de montagem, com o litoral fluminense sendo "colado" à periferia de São João del-Rei e Tiradentes. O realizador, por sinal, está às voltas com o primeiro corte do filme, previsto para estrear no início de 2013, ainda dentro das comemorações do centenário de Jorge Amado.
A produção passou uma semana em Minas, no mês de abril, para filmar algumas das principais sequências do longa, com a participação dos protagonistas Joaquim de Almeida, ator português que trabalhou em Hollywood, em "Perigo Real e Imediato" e "A Balada do Pistoleiro", e José Wilker.
De acordo com Marcos Jorge, a passagem por terras mineiras serviu como um bem-vindo contraponto ao barulho e ao ritmo puxado das filmagens no Rio. "Foi uma pequena pausa, com tudo ficando mais calmo e simples. Bastávamos atravessar uma ponte que estávamos no set", registra.
O cineasta, muito elogiado e premiado pelo suspense de humor negro "Estômago" (2007), observa que Almeida, intérprete do contador de histórias Vasco Moscoso de Aragão, que já tinha trabalhado no Brasil fazendo o papel principal de "O Xangô de Baker Street" (2001), ficou apaixonado pelas duas cidades históricas. "Para ele, teria feito o filme inteiro por aí", destaca o diretor.
Fonte: Portal Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário