quinta-feira, 19 de maio de 2011

ABL se prepara para centenário de Jorge Amado



A Academia Brasileira de Letras (ABL) se prepara para as homenagens ao centenário do escritor Jorge Amado, que acontece em 2012. Ex-membro da ABL, falecido em 2001, o escritor baiano é autor de clássicos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Capitães de Areia, entre outros.

"A homenagem que prestaremos pelos 100 anos de seu nascimento é mais do que justa. Esperamos que resgate à altura a importância que ele teve na Literatura brasileira”, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vilaça.

Quinto ocupante da Cadeira nº 23 da ABL, eleito em 6 de abril de 1961, na sucessão de Otávio Mangabeira, Jorge Amado tomou posse em 17 de julho do mesmo ano. Jornalista, romancista e memorialista, tornou-se escritor profissional e viveu exclusivamente dos diretos autorais de seus livros. 

Estreou na Literatura em 1930, com a publicação da novela “Lenita”, escrita em colaboração com Dias da Costa e Édison Carneiro. Seus livros, escritos ao longo de 36 anos (1941 a 1977) foram publicados em 52 países e traduzidos para 48 idiomas e dialetos. Muitos deles foram adaptados para o cinema, o rádio, a televisão, bem como para histórias em quadrinhos, não apenas no Brasil, mas também em Portugal, França, Argentina, Suécia, Alemanha, Polônia, Itália, Estados Unidos e Tcheco-Eslováquia.

Autor de clássicos da Literatura brasileira, como “Doma Flor e seus dois maridos”, “O país do carnaval”, “Capitães de areia”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Bahia de Todos os santos”, “Tenda dos milagres”, “Teresa Batista cansada de guerra”, entre muitos outros, Jorge Amado nasceu na Fazenda Auricídia, em Ferradas, Itabuna, Bahia, no dia 10 de agosto de 1912. Faleceu no dia 6 de agosto de 2001 na cidade de Salvador, Bahia. 

Fonte: Agência Rio de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário