terça-feira, 31 de maio de 2011

Alunos de S.Bernardo ganham teatro baseado em Jorge Amado

Um caminhão para Jorge Amado em São Bernardo. Esse é o tema do espetáculo, dividido em quatro apresentações, que os alunos do programa "Tempo de Escola", da rede municipal de ensino da cidade, irão assistir. O evento, realizado nos dias 30 e 31 de maio, beneficiará cerca de oito mil estudantes de 37 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica).

O projeto "Um Caminhão Para Jorge Amado" é desenvolvido em um caminhão que se transforma em palco e apresenta espetáculos teatrais gratuitos em praças públicas, universidades e escolas. Em São Bernardo, a peça está sendo apresentada no estacionamento do Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy, com o título "O gato malhado e a Andorinha Sinhá".

A obra é um clássico infanto-juvenil, escrito por Jorge Amado na década de 1940. O texto, um presente  do autor para seu filho, é uma história de amor. Na verdade, uma fábula sobre o amor impossível de um gato solitário, bravo e mal-humorado por uma jovem andorinha. A fábula se desenrola num parque, ao longo das quatro estações, e tem como testemunha um variado grupo de animais com características parecidas com os humanos.

"Trazer uma obra do Jorge Amado em forma de teatro para nossos alunos é proporcionar formação de novos conceitos e diversificar nossa cultura de forma lúdica. Esse projeto mexe com o imaginário das nossas crianças. Envolvemos o Tempo de Escola porque dentro do programa também trabalhamos com leitura, arte e apresentações teatrais", destaca Maria Helena Negreiros, chefe de Divisão da Secretaria de Educação.

Segundo o diretor da peça e coordenador do Projeto na Fundação CSN, Symão Francisco de Oliveira, o objetivo do Caminhão par Jorge Amado é difundir a cultura e a literatura brasileira, formar público para o teatro e estimular a leitura, além de fazer uma grande homenagem a um grande escritor brasileiro.
Na terça-feira, as apresentações do espetáculo serão realizadas às 11h e às 15h, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy, 1111.

Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário