sábado, 28 de maio de 2011

Jorge Amado: 10 anos sem o escritor baiano no canal TV Brasil

Bruno Barreto - De Lá Pra Cá
Bruno Barreto fala de Jorge Amado
Em homenagem ao escritor Jorge Amado, o De Lá pra Cá deste domingo (29), às 18h, conta com a participação do cineasta Bruno Barreto, do embaixador Alberto da Costa e Silva e da diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, Myriam Fraga. Os entrevistados revelam curiosidades da vida do autor e relembram suas obras.

Jorge Amado é um dos maiores e mais famosos escritores brasileiros de todos os tempos. Ao longo de 70 anos de carreira literária, escreveu mais de 50 livros. Foram romances, contos, novelas, crônicas, biografias, poesia e crítica. É também o autor brasileiro mais publicado em todo o mundo: foi editado em 52 países e traduzido para 49 línguas diferentes.

Entre os escritores brasileiros, Jorge Amado é também o mais adaptado para a televisão e para o cinema, inclusive produções no exterior. O sucesso, os recordes de vendas e o reconhecimento do grande público também lhe renderam críticas. Muitas vezes seu trabalho foi esnobado por alguns intelectuais que o acusaram de produzir uma literatura estereotipada, prejudicial à imagem do Brasil no exterior. Mas nada disso impediu Jorge Amado de receber honrarias e prêmios importantes, além de duas indicações para o Nobel de Literatura.

Apresentação: Ancelmo Gois e Vera Barroso
Direção geral: José Araripe Jr
Direção: Carolina Sá
Livre
Horário: 18h

Fonte: site TV Brasil

Um comentário: