quarta-feira, 11 de maio de 2011

"Café Literário" em debate na Biblioteca Nacional de Angola

A Biblioteca Nacional acolhe amanhã, às 15h30, uma conferência sob o tema “Etnopoesia: Tereza Batista de Jorge Amado e a Literatura de Cordel”.

A conferência vai ser proferida pelo professor universitário e escritor brasileiro Nelson Cerqueira. Inserida na Semana Cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) aberta ontem, na sede da União dos Escritores Angolanos, a conferência também faz parte do projecto Café Literário, organizado pela Casa de Cultura Brasil-Angola.

A directora da Casa de Cultura Brasil-Angola, Tessa Pisconti, disse ao Jornal de Angola que Nelson Cerqueira analisará o romance “Tereza Batista Cansada da Guerra” como um diálogo construtivo entre a literatura de cordel, a produção fictícia do romance e a resposta da literatura oral de cordel da personagem de Jorge Amado.

Acrescentou que Nelson Cerqueira, além de professor em Literatura Comparada pela Indiana University, é pesquisador e director presidente das Faculdades Zacarias de Góes, em Valença, e Hélio Rocha, em Salvador, ambas situadas no Estado da Baía.

O autor, co-autor e organizador de vários livros de literatura, estética, filosofia e tecnologia, tem ainda dezenas de artigos publicados em revistas brasileiras e internacionais. Segundo Tessa Pisconti, o Café Literário, com periodicidade bimestral, consiste em debates literários em torno das obras de um autor ou de um determinado período da literatura brasileira.

“O Café Literário faz da parte da programação cultural da Casa de Cultura Brasil – Angola e tem como objectivo principal debater sobre a literatura brasileira, e as entradas são livres”, salientou a directora, tendo reforçado que esta edição terá igualmente a colaboração da Biblioteca Nacional de Angola, com o objectivo de reforçar a relação entre as duas instituições e também saudar a semana da cultura da CPLP.

 Lançado em 2010, teve como primeira convidada a escritora Luísa Coelho, que fez a apresentação da antologia “Puxando pela Língua”, da sua autoria.

Seguiram-se, ainda no ano passado, os debates sobre “Literatura brasileira e o modernismo”, orientado pelo premiado escritor brasileiro Silviano Santigo e “Os sertões de Euclides da Cunha”, apresentado pelo jornalista brasileiro Saymon Nascimento.

Este ano, a primeira edição aconteceu no mês de Março, e teve como oradores a jornalista brasileira Cíntia Oliveira e o professor universitário angolano António Cruz, que apresentararam o tema “Jornalismo Literário”.

Fonte: Jornal de Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário