sábado, 21 de maio de 2011

Um Caminhão para Jorge Amado faz turnê em São Paulo

Peça Gato Malhado e Andorinha Sinhá (foto: divulgação)

Peça Capitães da Areia (foto: divulgação)

O Caminhão adaptado, que se transforma em Palco e realiza apresentações ao ar livre em praças públicas, escolas e universidades, leva dois clássicos de Jorge Amado para diversas regiões do Brasil: Capitães da Areia e Gato Malhado e Andorinha Sinhá, interpretados por um grupo de 16 atores. O Projeto já realizou apresentações em cidades de Minas e do Rio de Janeiro este ano já tem viagens programadas para São Paulo e Paraná.

Um Caminhão para Jorge Amado foi antecedido por outro projeto de grande sucesso: “Um Caminhão para Ziraldo”, que contou as aventuras do Menino Maluquinho para um público estimado em 360 mil expectadores, em mais de 100 cidades, localizadas em 20 unidades da federação, entre 2006 e 2009.

A Peça Gato Malhado e Andorinha Sinhá, que será apresentada às 15h é um clássico infanto-juvenil, escrito por Jorge Amado na década de 1940. O texto, um presente de Jorge Amado para seu filho, é uma história de amor. Uma fábula, na verdade, sobre o amor impossível de um gato solitário, bravo e mal-humorado por uma jovem, gentil e bela andorinha. A fábula se desenrola num parque, ao longo das quatro estações e tem como testemunha um variado grupo de animais com suas características “tão humanas”. 

“Capitães da Areia” será encenada às 19h. A peça conta a história de meninos de rua na Bahia da década de 1930. O texto, publicado originalmente em 1937, poucos meses após a implantação do Estado Novo – regime ditatorial que durou até 1945 – foi considerado subversivo e censurado. Livros chegaram a ser queimados em praça pública. Quando pôde voltar à cena, Capitães da Areia conquistou grande público e é ainda hoje um dos maiores sucessos de Jorge Amado.

Fonte: Site de notícias Bagarai

Nenhum comentário:

Postar um comentário