sábado, 14 de maio de 2011

Com a Palavra o Escritor com Raimundo Gadelha em maio


Dando continuidade ao projeto Com a Palavra o Escritor, que neste ano já recebeu Mãe Stella de Oxóssi, a Fundação Casa de Jorge Amado convida, no dia 18 de maio, quarta-feira, às 17h, o poeta Raimundo Gadelha, responsável pela Escrituras Editora para um bate-papo com os baianos. O projeto anual, que em 2011 completa 17 anos, busca proporcionar um espaço de aproximação entre o público o trabalho do autor, estimulando o intercâmbio de ideias e experiências.

O evento é uma oportunidade de conhecer o responsável por uma das editoras que mais publicam poesia no Brasil, atualmente. Antes de comentar sua trajetória, Raimundo Gadelha será apresentado por Goulart Gomes.

Raimundo Gadelha é poeta e fotógrafo, formado em Publicidade e em Jornalismo pela Universidade Federal da Pará (UFPA), com especialização na Universidade de Sophia, em Tóquio, Japão, onde residiu por três anos, depois de ter estudado em Nova York. Sua obra percorre o romance, o conto, o teatro e a poesia, tendo 15 livros publicados, entre eles Vida útil do tempo (poesia, 2004) e Em algum lugar do horizonte (romance, 2000), editado na Grécia e no México.

Atuou durante três anos como editor da Aliança Cultural Brasil-Japão e, em 1994, fundou a Escrituras Editora (www.escrituras.com.br), que comanda até hoje. Em 2007, assumiu a direção da editora e livraria virtual Arte Paubrasil (www.artepaubrasil.com.br) e em 2009 adquiriu os selos A Girafa e Girafinha, dando continuidade às suas publicações. Há mais de dez anos, promove regularmente saraus e recitais, como a Quinta Poética, que acontece mensalmente na Casa das Rosas (São Paulo) e que associa a poesia a intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas e cultura popular. Até outubro de 2011 lançará seu novo livro de poesia, Dez íntimos fragmentos do indecifrável mistério, que será publicado pela Escrituras Editora.

O Com a Palavra o Escritor, há 17 anos, promove o encontro entre autores e público através de depoimentos informais. No evento, escritores de ficção e poesia, críticos, historiadores e tradutores já tiveram ocasião de partilhar sua experiência pessoal sobre a aventura de publicar um livro. Em 2011, o projeto já recebeu Mãe Stella de Oxóssi e terá ainda como convidados, entre outros, Alexandre Bonafim (MG) e Janaína Amado.

Fonte: Fundação Casa de Jorge Amado

Nenhum comentário:

Postar um comentário