segunda-feira, 9 de maio de 2011

Personagens do escritor Jorge Amado nomeiam variedades de soja

Tieta, Gabriela e Lívia. Não, elas não viraram produtoras de soja. É que essas variedades de soja foram homenageadas com os nomes das personagens do escritor baiano Jorge Amado. A ideia foi da Fundação Bahia, que desenvolveu as novas variedades de semente BRS 313, 314 e 315, em parceria com a Embrapa de Brasília e Londrina.

“Devido à existência de alguns materiais de uma outra empresa de genética que já tinham esta denominação, esta numeração – são conhecidas como 313, 314 e 315 -, foi escolhido batizar estes materiais com o nome de três personagens do Jorge Amado, por ser um escritor baiano”, explica Fernanda Weber, engenheira agrônoma.

Só este ano 300 linhagens de soja estão sendo testadas para se tornarem variedades do grão que possam ser utilizadas nas terras do oeste da Bahia. Tieta, Gabriela e Lívia, personagens famosas, agora podem ser reconhecidas também como sementes de destaque na produção de soja.

“A BRS 313 é um material de ciclo precoce, fechando em torno de 115 dias, dependendo da microrregião a ser instalada. A BRS 314 é um material de ciclo tardio, e a BRS 315RR é um material de ciclo médio. Dentre estes três materiais, a BRS 315 é o único material transgênico, lançado no ano passado pela Fundação Bahia”, esclarece Fernanda Weber.

Link da fonte com vídeo da TV Bahia: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/05/personagens-do-escritor-jorge-amado-nomeiam-variedades-de-soja.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário